quinta-feira, 9 de abril de 2009

O ovo da serpente


Diogo, capitão da "Maquininha" em 2007, levanta a taça no LIC

No ovo da serpente, através da fina membrana se pode ver o réptil em desenvolvimento antes de nascer.
.
Em junho de 2007, o técnico Alex Silva decidiu colocar em quadra sua equipe Sub-12 para disputar a segunda fase do Circuito Metropolitano de Futsal, na categoria Sub-13. Na verdade, essa equipe possuía a base de jogadores nascidos em 1995 e alguns outros de 1994, que faziam parte do elenco Sub-13, mas não vinham atuando.
.
Já nos treinamentos havia a certeza de que aquela equipe seria muito poderosa no ano seguinte, especialmente em função de sua alta qualidade técnica. Seria necessário apenas reforçá-la fisicamente, já que uma disputa acirrada como o Campeonato Catarinense de Futsal exige que se combine talento com vigor físico.
.
Em 2007, aquele time já contava com nomes como Victor, Yan, Pelezinho, Diogo, Gustavo, Jhonathan e Vinícios. Ainda jogavam nessa equipe os irmãos Lucas e Matheus e o Dudu – esses com 13 anos.
.
O jogo de estréia ocorreu em Santo Amaro da Imperatriz, diante da Adesa, um time forte que tinha à frente o fixo titular da nossa equipe Sub-13, o Vinícius Manoel, que estava “emprestado” à Adesa, de onde havia saído. Jogo duríssimo que terminou empatado em 1 a 1. Na partida seguinte, com a ausência do goleiro Victor, contundido, o Sub-12 venceu o Palhoça Futsal por 5 a 3 com o ala Dudu improvisado no gol. A seguir, uma boa vitória sobre o Peregrinos B por 7 a 2 colocava a equipe no rumo certo para disputar o título. Contra o Peregrinos A o resultado foi 5 a 2. Faltava a Elase, adversário conhecido, que disputava a competição com seu time titular.
.
Quando viram que nossa equipe era a Sub-12, não colocaram em quadra seu principal jogador, o artilheiro Dodô, de quase 1.90 de altura – e tinha 12 anos! Estavam perdendo por 3 a 0 quando decidiram colocar o artilheiro. Não estava adiantando, o jogo seguia para o fim com o placar de 3 a 1 quando o técnico Alex Silva inicia as modificações. Coloca todo o banco para jogar e vê o resultado se igualar. Final: 3 a 3.
.
Em vantagem no quadrangular decisivo, o Avaí-LIC Sub-12 derrotou por 5 a 3 a Adesa e foi para a final contra a Elase. No dia do jogo, o técnico adversário colocou em quadra sua equipe titular. Não iria arriscar. Nós arriscamos, fazendo todas as trocas de jogadores durante a partida. Jogo duríssimo que permaneceu empatado até faltar 5 minutos para o final, quando em um erro bisonho do nosso sistema defensivo, a Elase fez 4 a 3 e venceu a competição dentro do ginásio do LIC. Apesar do insucesso, a comissão técnica ficou confiante de que ali estava uma equipe altamente competitiva para o próximo ano.
.
Mais tarde os garotos voltariam à quadra – agora sem os jogadores nascidos em 1994 – para vencer a Copa Unimed. Foi uma conquista tranqüila, com fáceis vitórias: 12 a 0 no Peregrinos; 8 a 0 no Palhoça Futsal e 5 a 1 na Adesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário