quinta-feira, 9 de abril de 2009

Eventos em 2006

O churrasco do final do ano de 2006 marcou a despedida do Culica junto à família futsal do clube

A efervescência do novo modelo de futsal do LIC culminou com a realização de diversos eventos ligados ao esporte em 2006. O primeiro deles foi a I Copa 14 de Futsal. Competição destinada às categorias Sub-9 e Sub-11, reuniu as equipes do Colégio Nossa Senhora de Fátima, Colégio, Colégio Energia, Escolinha de Futsal do LIC e LIC. Cerca de 300 pessoas, entre atletas e torcedores, estiveram presentes ao evento, que ocorreu no final de março. O LIC ficou com o título nas duas categorias, ambas vencendo a todos os adversários.

Quarenta dias mais tarde, em maio, foi promovida a I Copa Pieri Sport de Futsal, que reuniu um público de 250 pessoas no ginásio do clube. Participaram os times do Colégio Coração de Jesus, a União Josefense, o Palhoça, a Adesa, o Colégio Continente, o Colégio Energia e, é claro, o LIC, que foi vice-campeão nas duas categorias, tendo perdido a decisão Sub-13 para a União Josefense e a Sub-15 para a Adesa.

Ainda em maio, o Colégio Tendência realizou as Olimpíadas do Tendência, com a participação de 860 alunos durante dois dias de competição. Foram utilizadas as quadras cobertas, a quadra descoberta e os campos de futebol do clube.

Em junho, o LIC promoveu a etapa regional do Circuito Catarinense de Futsal (II Copa Malwee), que reuniu dez categorias no ginásio do clube. Inclusive o próprio LIC montou uma equipe adulta para participar do evento, chegando à terceira colocação. Os melhores resultados foram obtidos pelas equipes Sub-9, Sub-11 e Sub-15, todas campeãs. Mais de mil pessoas compareceram ao ginásio de esportes, que ficou lotado durante os dois dias de competição.

Em outubro, o clube promoveu as finais do Circuito Catarinense de Futsal nas categorias Sub-9 e Sub-11. Mais uma vez, mas de mil pessoas de todo Estado compareceram ao LIC, que ganhou mais três páginas de espaço para promover o evento no Diário Catarinense. Favorito na categoria Sub11, o LIC foi surpreendido nas quartas-de-final pela equipe de Bom Retiro. O time Sub-11 foi reforçado por dois atletas da Elase – que não podia participar da competição por força do regulamento, que limitava a participação de apenas dois atletas federados por equipe – e esse fato ocasionou um princípio de desavença no grupo, especialmente entre os pais, que desejavam ver seus filhos atuando a todo custo.

Já o Sub-9, que não era favorito, foi uma grata surpresa. Venceu a final e deixou na coleção de troféus do clube o seu segundo título em uma competição de caráter estadual. Pela primeira vez na história do Circuito Catarinense de Futsal foram convocadas seleções catarinenses. No LIC houve a convocação das seleções Sub-9 e Sub-11. No Sub-9, foram convocados o goleiro Thor, o fixo Fabian e o ala Paulo Murilo. Posteriormente foi convidado o ala Adrianinho, destaque da competição. Na categoria Sub-11 foram convocados o goleiro Victor e os alas Rafael e Vinícius – ambos tomados de empréstimo à Elase.

É importante ressaltar que, ainda em 2006, foram convocados para a seleção catarinense Sub-13 o goleiro Aquiles e o ala João da Rosa. A convocação da categoria ocorreu em Presidente Getulio, local onde ocorreu a final do Sub-13 – o LIC ficou em 5º lugar. Foram convidados posteriormente para atuar pela seleção Sub-13 os alas Digo e Felipe.

Em novembro, ao apagar das luzes das competições de futsal, foi organizado um evento cultural pelo Colégio Tendência nas dependências do clube, reunindo cerca de 800 pessoas em uma tarde-noite repleta de apresentações de grupos de estudantes. Algo diferente e marcante, que envolveu a programação do futsal de uma forma indireta e deixou um bom retorno no caixa da lanchonete. Fez parte do ativo não contabilizado para o futsal.

No fim da temporada, em dezembro, outros dois eventos marcariam definitivamente o projeto do futsal no clube. O primeiro foi a entrega do Prêmio Pieri Sport de Futsal para os melhores atletas, técnicos e dirigentes da Liga de Florianópolis em 2006. Vários representantes e torcedores dos clubes da cidade se reuniram no restaurante panorâmico do LIC. Uma festa e tanto, que premiou quatro atletas do clube, o técnico e a mim, embora eu faça questão de afirmar que quem venceu não fui eu, mas sim o nosso projeto de marketing.

Durante a entrega dos troféus ocorreram algumas gafes inesquecíveis. A principal foi a do então presidente da Liga de Florianópolis, Jackson Rocha, que conduziu toda a cerimônia. Indiferente á presença do patrocinador do evento, o empresário Júlio Pieri, Jackson enalteceu o apoio do concorrente, Dionei Bittencourt, dono da Chero’s Sport, por fornecer medalhas e troféus para a Liga. O Troféu Pieri Sport, embora tivesse premiado os melhores da Liga naquele ano, acatando as indicações da própria entidade, não estava diretamente relacionado com as premiações regulares para campeões, vices, terceiros lugares, quartos lugares, artilheiros e fair play. Da minha parte cometi um erro gritante: esperar que o presidente da Liga se mobilizasse para organizar a festa. Com tudo feito às pressas – os convidados já haviam começado a chegar e as mesas sequer estavam organizadas -, não era de se estranhar que faltasse alguma coisa. E faltou, o serviço do restaurante. Convidados sentados à seco no recinto.

Na mesma semana da entrega dos troféus da Liga de Florianópolis, o futsal do LIC promoveu a sua grande festa de encerramento da temporada, com a premiação aos melhores do ano. O evento reuniu toda a comunidade do futsal para um churrasco que teve como ponto alto a presença do vice-presidente de futebol, o Culica, que naquele momento, sem saber, se despedia de todo o grupo, a família futsal do LIC. O churrasco, feito meio que na base do improviso, acabou depois da meia-noite. Feita a limpeza da área da churrasqueira, tivemos que correr para casa, já que no dia seguinte, às 6 horas da manhã, estávamos de pé para enfrentar a BR-101 até Jaraguá do Sul, onde se realizaram os jogos das seleções catarinenses contra as equipes da Malwee Futsal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário